FALE CONOSCO
NOTÍCIAS

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é uma instituição pública que atende crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses. Com mais de 50 anos de história, é referência em pediatria na cidade e tem como objetivo prestar atendimento de qualidade, de modo ético e humano, contando com excelente equipe de profissionais que atuam de forma integrada no tratamento dos pacientes.

Histórico:

O Hospital surgiu como Sanatório Esperança na década de 30 e funcionava como hospital geral, uma referência em tratamento de tuberculose. Na década 60 a Prefeitura de São Paulo assume o hospital e define o perfil assistencial com tratamento de crianças de 0 a 12 anos. Mas foi na década de 80 que passa a integrar ao SUS – Sistema Único de Saúde e a chamar Hospital Municipal Infantil Menino Jesus com a finalidade de atender especialidades pediátricas, ampliando a faixa etária de atendimento para 0 a 17 anos e 11 meses.

O ano de 2005 é marcado pelo início da parceria com Hospital Sírio-Libanês por meio da sua diretoria de Filantropia, que investe recursos na recuperação e modernização da estrutura física. Simultaneamente são implantados programas assistenciais como os Serviços de Ultrassonografia, Ecocardiografia e Transplante Hepático.

Em outubro de 2008, o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês e a Prefeitura de São Paulo assinam um contrato de gestão que visa implantar o modelo de Organizações Sociais de Saúde, gerindo instituições públicas já existentes, sendo o Hospital Menino Jesus o primeiro hospital público no Brasil, a implantar a modalidade de parceria entre o setor público e privado, mantendo os antigos funcionários públicos sob um novo modelo de gestão.

Estrutura:

O Hospital está localizado no bairro da Bela Vista, próximo à Av. Brigadeiro Luiz Antonio e Av. Paulista, com 10 andares divididos em área Administrativa, Centro Cirúrgico, Hospital Dia, CME- Centro de Esterilização de Materiais, Enfermaria, UTI, Ambulatório, Pronto Atendimento e Serviços de Apoio Técnico.

O Centro Cirúrgico, totalmente reformado e modernizado, conta com seis salas cirúrgicas e uma sala de RPA – Recuperação pós-anestésica, espaço com sete leitos, onde os acompanhantes podem ficar com os pacientes após o procedimento cirúrgico até o momento da alta cirúrgica, essa iniciativa é um projeto de humanização que tem o nome de “Bem vindo ao Centro Cirúrgico”, que visa proporcionar ao paciente e ao acompanhante, uma interação logo após o procedimento cirúrgico.

O Hospital Dia, composto por 16 leitos, tem instalações que seguem a tendência mundial de privilegiar a "desospitalização" dos pacientes atendidos em serviços de baixa e média complexidade, deixando assim os outros leitos livres para o atendimento de alta complexidade, de acordo com a necessidade.

O CME – Centro de Esterilização de Materiais do Hospital foi totalmente reformado em 2010 e suas novas instalações garantem a qualidade e rapidez para a viabilização de equipamentos e materiais usados nos procedimentos e cirurgias.

As Unidades de Internação são compostas por 41 leitos de enfermaria, 16 leitos de Hospital Dia, 14 leitos de retaguarda e 10 leitos de UTI – Unidades de Terapia Intensiva – Pediátrica. Dispõem de duas brinquedotecas equipadas e área para eventos.

 O Ambulatório oferece consultas para crianças e adolescentes nas:

Especialidades pediátricas: alergia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hebiatria, hematologia, hepatologia, imunologia, infectologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.

Especialidades cirúrgicas: pediátricas, plástica, buco maxilo, endoscopia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e urologia.

A Equipe multiprofissional é composta por fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontologista, ortodontista, psicólogos, terapeutas ocupacionais. Essa equipe que além de realizar atendimento ambulatorial,  também atua nas unidades de internação.

Desenvolve programas específicos: alergia ao leite de vaca, alergia alimentar, anemia falciforme, clinica de enurese e distúrbio da eliminação, epilepsia de difícil controle, fissura lábio-palatal, grupo de adolescentes, lactente sibilante, obesidade, pacientes portadores de diabetes, pé torto congênito e respirador oral.

Destacamos alguns programas específicos que o ambulatório oferece:

Clínica de Enurese e distúrbio da eliminação: Primeiro centro multidisciplinar público para o diagnóstico e tratamento de doenças que acarretam a perda involuntária do “xixi” em crianças com mais de seis anos. Tem o objetivo de prevenir e tratar o ato de fazer “xixi na cama”, e principalmente, tirar dúvidas sobre esse distúrbio muito comum na população infantil. A equipe é formada por pediatras, urologistas, nefrologistas, gastroenterologistas, neurologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos.

Programa Municipal para Fissurados: Disponibiliza uma equipe com vários profissionais que trabalham de modo integrado no tratamento, desde a cirurgia até a reabilitação, associada à integração sociopsicológica. Desde dezembro de 2010 estamos também integrados ao Programa Mãe Paulistanos (programa da Prefeitura de São Paulo) para atendimento a recém nascidos na cidade de São Paulo. Oferecemos atendimento em várias especialidades: pediatria, cirurgia plástica, fonoaudiologia, nutrição, otorrinolaringologia, odontologia, ortodontia, hebiatria e psicologia.

O Pronto Atendimento funciona 24 horas todos os dias da semana, conta com seis salas de consultas, sala de medicação, sala para inalação e sala de observação com sete leitos.

Serviços específicos do Hospital Menino Jesus:

O Serviço de Apoio Diagnóstico é dotado de recursos materiais e humanos em audimetria, bera, ecocardiografia, eletroencefalografia, eletrocardiografia, hemoterapia, impedanciometria, laboratório de análises clinicas e patológicas, ultrassonografia e radiologia. Tem capacidade para atender todas as demandas geradas no Pronto Atendimento, Ambulatório, Internação, Cirurgia, bem como atendimento aos usuários da rede municipal de saúde.

Farmácia Clinica: área responsável pela distribuição dos medicamentos conforme as prescrições médicas, também monitora a qualidade dos remédios. 

Serviço de Ouvidoria: acolhe as reclamações, sugestões e elogios, atua como interlocutor do usuário com a direção da Instituição.  Tem o objetivo de buscar soluções imediatas aos problemas apontados e assim promover melhoria nos fluxos de atendimento do Hospital.

Serviço de Voluntárias: São pessoas selecionadas e treinadas no Serviço de Voluntárias da Sociedade de Senhoras Sírio-Libanês, atuam no acolhimento do paciente e seu acompanhante. Estão presentes na sala de espera do Pronto Atendimento,  Ambulatório e Hospital Dia. Destacamos o projeto “Hora da Mamãe”, que semanalmente promove oficinas de trabalhos manuais para mães de pacientes internados, o que tem gerado satisfação nas usuárias do Hospital. 

 

Programas de ensino desenvolvidos no Hospital Menino Jesus:

Residência Médica:

O objetivo geral é formar médicos pediatras generalistas com boa formação, capazes de atender com qualidade em qualquer serviço de pediatria ambulatorial ou de emergência. Capacitar o residente na busca pelo conhecimento, formar cirurgiões pediátricos habilitados em procedimentos de alta e média complexidade na especialidade.

As atividades dos residentes acontecem no ambulatório, na internação, no pronto atendimento, no centro cirúrgico e na sala de aula. Sempre na presença de um preceptor, médico experiente que acompanha a atuação do residente dando orientação teórica, pratica e ética. Cada etapa da residência compreende dois anos de atuação. O programa abrange médicos de diversas regiões do país.

Programa de Internato

Foi estabelecida uma parceria com a Unicid - Universidade da Cidade de São Paulo para atuação dos alunos do quinto ano de medicina em quatro áreas do Hospital: Ambulatório, Enfermaria, Pronto Atendimento e UTI.

O projeto faz parte das diretrizes e anseios de trabalho da Instituição, revigorando e comprovando a vocação para o ensino. O Internato trouxe à residência médica um acréscimo de qualidade ao permitir uma integração entre residente e “internos”, nas atividades assistenciais e de aprendizagem para todos.

 

Outros programas no Hospital Menino Jesus

Programa de Qualidade:

O Programa de Melhoria Continua de Qualidade foi implantado em 2010, fazendo parte de uma estratégia de aperfeiçoamento iniciada no IRSSL, que envolve, entre outros pontos, a reforma das estruturas e equipamentos.

O Programa trata de muitos processos de trabalho, que passa pela identificação do problema, análise do processo, definição dos indicadores de monitoramento, realização das melhorias e consolidação dos processos. O objetivo principal do programa é a qualidade e excelência nos serviços prestados ao usuário do Hospital.

Aulas hospitalares: coordenado por profissionais de pedagogia, desenvolve trabalho especifico com o grupo de fissurados, bem como acompanhamento pedagógico com pacientes internados. 

Aprendendo a cuidar: trabalho que a equipe enfermagem desenvolve para mães de pacientes que necessitam de cuidados especiais depois da alta.  

Família participante: o paciente tem direito a um acompanhante no quarto de internação, para tanto o Hospital providencia uma poltrona confortável, vestiário com armários, banho, avental, 4 alimentações no refeitório. Apoio psicológico e social (quando necessário), além de promover atividades de lazer (TV, eventos e oficinas para mães, etc.)

Encontro entre amigos: aos domingos a visitação aos pacientes é aberta também aos irmãos e amigos menores de 15 anos.

Como ser atendido no Hospital Menino Jesus?

Para o atendimento de urgência é só comparecer ao nosso Pronto Atendimento que funciona 24 horas todos os dias.

No Ambulatório a primeira consulta é agendada na UBS – Unidade Básica de Saúde.

Para pacientes em tratamento a remarcação de consulta é efetuada nas recepções de atendimento do Hospital Menino Jesus de segunda a sexta das 7 às 19h.

Localização

Rua dos Franceses, 251 - Bela Vista - São Paulo/SP

Tel.: 11 3016-0500

Clique Aqui para ver no mapa. 

Endereços de atendimento
Atendimento Médico AMA e AME   •   Hospitais de Atendimento   •   Estratégia Saúde da Família   •   Serviço de Reabilitação

Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês
Matriz: Rua Peixoto Gomide, 337, Bela Vista, São Paulo - Telefone: 55 (11) 3394-5958
E-mail: faleconosco@irssl.org.br